O Perigo Mortal. Lavar Frango ou Não Lavar Antes do Preparo?
Evite o erro comum no preparo que é lavar frango antes
Muitas pessoas acham que lavar frango antes de cozinhá-lo é o certo. Mas isso é um erro que aumenta o risco de intoxicação alimentar.
A Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA, na sigla em inglês) advertiu há muito tempo que lavar o frango antes de cozinhar aumenta o risco de espalhar a bactéria Campylobacter nas mãos, superfícies, roupas e utensílios de cozinha pelo respingo das gotas de água. No entanto, a maioria das pessoas continuam a cometer o mesmo erro.
Quando se lava o frango, a água acaba espirrando ao redor. Dessa forma, as bactérias podem acabar entrando em nosso corpo através, por exemplo, de um copo que esteja perto da pia.
A enterite (inflamação da mucosa do intestino delgado) por Campylobacter é uma das causas mais comuns de intoxicação alimentar. A infecção pode ocorrer devido ao consumo de aves mal cozidas, vegetais frescos ou leite não pasteurizado.
A melhor forma de preparar o frango para consumo é cozinhá-lo muito bem, frango deve ser sempre muito bem passado. Fica a dica.
fonte: BBC